A Associação

A Alquimídia é uma associação cultural que reúne comunicadores, artistas, ativistas e produtores empenhados na difusão da Cultura Digital e na divulgação da produção cultural catarinense e brasileira. A Alquimídia.org foi fundada em 2002 em Florianópolis para atuar na sociedade civil organizada em projetos e ações pelo livre compartilhamento dos bens culturais e a democratização da informação. Os princípios de interdisciplinaridade e cultura livre que basearam a filosofia da Alquimídia.org já existiam nas atividades dos seus fundadores, que atuavam desde 1995 na produção de zines, sites e vídeos.

A associação cresceu e aproximou mais colaboradores interessados na comunicação alternativa e desenvolvimento tecnológico para a economia criativa. Em 2009 a Alquimídia foi reconhecida como um Pontão de Cultura Digital e teve o Projeto Ganesha contemplado no Edital de Pontões, o que propiciou a ampliação das atividades de formação e divulgação cultural no país.

PRÊMIOS E RECONHECIMENTO PÚBLICO
ACERVO

Além dos registros de todos os eventos citados nos tópicos anteriores, a Alquimídia.org conta com um acervo riquíssimo de gravações e documentos, como as manifestações de rua de movimentos sociais e intervenções artísticas em Florianópolis e no Brasil. Também é importante destacar que a Associação Cultural Alquimídia mantém em seu acervo cerca de mil vídeos enviado ao Catavídeo – Mostra de Vídeos Catarinenses.

A Associação Cultural Alquimídia realiza diversas ações de articulação para o debate e fomento de políticas públicas para a cultura e comunicação. Entre as entidades e órgãos que a Alquimídia.org participou estão o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI BR), o Comitê Catarinense pela Democratização da Comunicação, filiado ao Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), o Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) e a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço). A Alquimídia.org também atuou também nas seguintes iniciativas:

  •  Casa Brasil – Unidade Prainha – Com unidades funcionando em áreas de baixo índice de desenvolvimento humano, o Projeto Casa Brasil leva às comunidades computadores e conectividade, e privilegia, sobretudo, ações em tecnologias livres aliadas à cultura, arte, entretenimento, articulação comunitária e participação popular. A Alquimídia.org foi uma das mantenedoras da Unidade Prainha, gerida pela Federação das Associações de Moradores do Estado de Santa Catarina (FAMESC) de 2007 a 2011 na comunidade do Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis. Registros: https://www.flickr.com/photos/alquimidia/albums/72157623443745748.
  •  Canal Comunitário de Florianópolis – A TV Floripa, canal 4 da Net, está no ar desde dezembro de 1997, promovendo a cidadania com ênfase nas questões ambientais, saúde e educação. A emissora é plural e democrática, dando voz e vez a todos os setores da sociedade e a suas diversas manifestações. É uma instituição sem fins lucrativos e reconhecida como de utilidade pública municipal e estadual. A Alquimídia.org é uma das entidades associadas e parceira do canal comunitário desde o ano 2000.
  •  Pontão Ganesha de Cultura Digital – Pontão de Cultura é um instrumento de promoção do intercâmbio e difusão da cultura brasileira em suas mais diversas linguagens e formas, no âmbito regional ou nacional, gerido por ente público ou privado, sem fins lucrativos, conveniado ao Ministério da Cultura. A Associação Cultural Alquimídia foi contemplada em 2009 com o Pontão Ganesha, projeto com foco na difusão da produção cultural dos Pontos de Cultura na Região Sul do Brasil. Site com a memória do projeto: http://ganeshapress.net/pontao. Download do Livro dos Pontos de Cultura de Santa Catarina com o registro do Pontão Ganesha: http://mapacultural.sc.gov.br/files/agent/13646/livro-pontosdecultura-ganesha-2.rar
  • Cine Mais Cultura – Comunidade Chico Mendes – O Ministério da Cultura, sob orientação do Programa Mais Cultura, promove a ação Cine Mais Cultura. Os Cines Mais Cultura são espaços para exibição de filmes com equipamento de projeção digital, obras brasileiras em DVD, do catálogo da Programadora Brasil e oficina de capacitação cineclubista. A Associação Cultural Alquimídia foi contemplada em 2011 com um Cine Mais Cultura pelo convênio com o Conselho Nacional dos Cineclubes, para equipar o Centro Comunitário Chico Mendes, uma das áreas com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixo da grande Florianópolis. O espaço utilizado foi a sede da Associação Reflexão e Atitude.
  • Central de Produção em Rede do Canal Futura – Dezessete instituições culturais e sociais de diversas regiões do país se juntam em um processo de criação e produção audiovisual em rede via web. Essa iniciativa piloto movimenta a Central de Produção em Rede, uma ação do Canal Futura em parceria com a Fábrica do Futuro em 2010. A Alquimídia.org foi uma das instituições convidadas. Registo: