Cultura Digital na Maratona Cultural

      Comentários desativados em Cultura Digital na Maratona Cultural

A Alquimídia.org, em parceria com o Instituto Maratona Cultural promove uma série de ações de difusão da Cultura Digital na Maratona Cultural de Florianópolis 2014, que ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de março.

A primeira ação é a criação do Espaço Cultura Digital, localizado no Museu da Escola Catarinense, no centro da cidade. O espaço contará com a disponibilização de games educativos desenvolvidos pela Alquimídia em computadores e uma estrutura para uso de visitantes e interessados no assunto, como pufes, cadeiras e, é claro, internet.

O espaço Cultura Digital da Alquimídia abre às 19h e permanece até às 22h do dia 21 (sexta-feira) e das 10h às 20h nos dias 22 e 23 (sábado e domingo).

Outra ação realizada pela Alquimídia.org é a Exposição Virtual QR Code. A exposição será sinalizada em totens fixados em pontos estratégicos da cidade.
Através destes códigos, as pessoas poderão fazer download em smartphones da programação do evento e acessar galerias com obras da exposição permanente do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) – parceiro desta ação – e a continuação virtual da exposição “Que desfaça o curso de qualquer certeza”, no MESC. O Código QR (sigla da expressão em inglês Quick Response) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente lido pela maioria dos smartphones equipados com câmera.
Esse código pode ser convertido em texto, endereço url e localização georreferenciada.

As atividades de Cultura Digital na Maratona Cultural deixarão frutos para a cidade para além do evento. Estes frutos são o aproveitamento dos dados das inscrições de obras e espetáculos para o mapeamento cultural de Florianópolis, sistema desenvolvido pela Alquimídia.org para a Secretaria de Cultura de Florianópolis. Outros frutos só serão conhecidos após a Virada Digital – Maratona [Hacker] Cultural, um tipo de evento conhecido como Hackathon, que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software que atenda a um tema específico. Para esta ação, o parceiro convidado é o Tarrafa Hacker Clube, o 1º Hackerspace localizado em Florianópolis.

SERVIÇO

Espaço Cultura Digital
Onde:

Museu da Escola Catarinense
Rua Saldanha Marinho, 196 – Centro.

Horário:

Dia 21/03 (sexta) das 19h às 22h.

Dia 22 e 23/03 (sábado e domingo) das 10h às 20h.

Exposição Virtual QR Code
Onde:

Museu de Arte de Santa Catarina – MASC
Endereço: Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica.

Museu da Escola Catarinense – MESC
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 196 – Centro.

Praça Fernando Machado
Endereço: Centro de Florianópolis.

Casarão Bento Silvério
Endereço: Rua Henrique Veras do Nascimento, 50. Ao lado da pracinha da Lagoa da Conceição.

Sapiens Parque
Endereço: Avenida Luiz Boiteux Piazza, 1302 – Canasvieiras.

Baixe leitor de QR Code no seu smartphone:

Android – https://play.google.com/store/apps/details?id=qr.barcode.mttb1

iPhone – https://itunes.apple.com/us/app/qr-reader-for-iphone/id368494609?mt=8

Virada Digital – Maratona [Hacker] Cultural

Onde:

Museu da Escola Catarinense

O Espaço Cultura Digital estará aberto para a Virada Digital, as portas do Museu estarão fechadas, mas o público poderá bater na porta e ser atendido pelo segurança para entrar.

Quando:

Das 18 horas do dia 22 às 18 horas do dia 23.

Temas:

  • Transporte Público – Processamento de dados como itinerário, horários, pontos de ônibus de Florianópolis.
  • Qualidade de Vida – Mapeamento das árvores frutíferas da cidade.
  • Maratona Wololo (Age of Kings) – Jogatina de Age of Kings para descansar a mente e divertir o espírito.
  • Cultura – Da renda do byte ao hacker do bilro: Como a tecnologia pode colaborar no fortalecimento da cultura popular e tradicional.