Festa Kizomba 2009

      Comentários desativados em Festa Kizomba 2009

Motivados pelo cantor, compositor e pesquisador Martinho da Vila, após show na inauguração da quadra coberta do Caeira em 1990, os idealizadores da Grande Kizomba Graça Carneiro e Jorge Vaz, organizaram por mais de 10 anos este evento de confraternização, reflexão e envolvimento da comunidade com as tomadas de decisões para uma proposta mais ampla de envolvimento das Escolas de Samba de Florianópolis com a cultura afro-brasileira. A Alquimídia.org foi uma das apoiadoras do Evento.

A comemoração que aconteceu dia 21 de dezembro de 2009, reuniu centenas de pessoas na quadra de ensaios da Escola de Samba do Consulado para festejar a semana da consciência negra. Organizado pelo projeto Caeira 21, o eventou contou com o apoio do Pontão Ganesha e da Escola Consulado do Samba.

Durante todo o sábado, apresentações artísticas, comidas típicas e um bate-papo preencheram a tarde do bairro Caeira do Saco dos Limões.
Na edição de 2009, o evento contou com uma novidade: o bate-papo acalourado sobre Escolas de Samba como pontos de Cultura. O encontro levou diversos representantes da sociedade civil organizada, dentre eles os projeto Caeira 21 e Pontão Ganesha, e do Consulado do Samba, para debater como a cultura se estabelece dentro das escolas de samba.

Cerca de 50 crianças também aproveitaram o evento para demostrar sua disciplina como bombeiros mirins. Além disso, em parceria com o Pontão Ganesha, dois alunos do projeto Caiera 21 fizeram a cobertura jornalistica do evento empunhando câmeras de vídeos e gravadores para suas entrevistas.

Outra atração do Kizomba 2009 foi o “Cineminha”, que projetou filmes sobre cultura Afro e quilombolas em uma das paredes da quadra do Consulado. As exibições também contaram com a participação de alunos do projeto Caeira 21 para a sua execução.

Encarregados de encerrar a festa, já no sábado a noite, foi a vez da Velha Guarda do Consulado do Samba subir ao palco e esquentar a comunidade ensaiando o samba que a escola leva para a avenida no Carnaval de 2010.