Oficina de Jornalismo Cidadão para as lideranças comunitárias

      Comentários desativados em Oficina de Jornalismo Cidadão para as lideranças comunitárias

Fruto de um projeto da União Florianopolitana de Entidades Comunitárias – UFECO, as Oficinas de Comunicação com habilitação em Jornalismo Cidadão tem por objetivo principal capacitar pessoas de toda a capital catarinense por meio de seus nove distritos (Continente I, Continente II, Maciço, Bacia do Itacorubi, Ilha Leste, Norte I, Norte II, Sul I, Sul II).

Segundo a presidente da UFECO, Ângela Maria Liuti, “o projeto visa integrar a comunicação da entidade com as associações de moradores e com a população”. E completa: “Outro ponto importante, é de abrir um canal para que os representantes das associações de moradores e as comunidades tenham acesso e representação, na “mídia”, tendo como diferencial a    participação ativa na produção das notícias, como os repórteres cidadãos, trazendo e postando informações atualizadas, das demandas locais por qualidade de vida, lutas, projetos e vitórias, além de que estas informações repassadas à rede, através dos sites,serão potencializadas, extrapolando o local e ganhando o espaço global”.

Também presente no projeto, a Associação Cultural Alquimídia desenvolveu o conteúdo das Oficinas, ministradas por dois jornalistas profissionais. Para Rafael Gonzaga, presidente da Alquimídia, “o acesso ao conhecimento, desde o discernimento midiático até a produção de informação, é uma necessidade básica do mundo atual. Tudo se comunica e temos uma possibilidade quase infinita de tecnologias sociais que cumprem estes objetivos cidadãos”.

A ELETROSUL Centrais Elétricas S.A. é empresa patrocinadora deste projeto que começou no dia 08 de maio de 2009. As oficinas acontecem sempre na Casa Brasil Vidal Ramos, que apoia o projeto com a infraestrutura necessária, e são organizadas da seguinte forma:

Outras Informações: www.ufeco.org.br